Ciclo de Palestras Gratuitas MBE: Consumo Desenfreado

Tema: Consumo Desenfreado

Daniel Chalhub - Consumo ConspícuoO MBE/COPPE/UFRJ convidou nosso ex-aluno, Daniel Chalhub da turma MBE 32 para nos falar sobre o efeito colateral mais palpável da cultura de consumo em nossas vidas.

O tema inicial da apresentação é sobre a correlação entre as estatísticas criminais e a crise econômica atual. Excluídos da realidade consumeirista, os periféricos recorrem à criminalidade para agredir essa “instituição” e forçar sua entrada, mesmo que de maneira imaginária. Para buscar a raiz desse impulso duplo: possuir algo e pertencer a alguma coisa, vamos buscar em teóricos evolucionistas o real motivo que nos tornou propensos a acumular recursos e ostentar riquezas.

À medida que este comportamento se torna macroscópico, a sociedade se submete ao mesmo risco de colapso que o indivíduo – como estudo de caso, o desaparecimento do grupo sócio-cultural que ocupava a Ilha de Páscoa, responsável pelas estátuas gigantes, os Moai.

O impulso por produzir e comprar para se diferenciar, na era moderna, se transforma no impulso de fazer de si mesmo uma mercadoria socialmente vendável e, em sua magnificação extrema, torna-se desdém pelo planeta, através da idéia de que ele não passa de um “bem comum” disponível perpetuamente e que sempre haverá alguém, que não si próprio, para cuidar dele.

Clique aqui e leia a entrevista do aluno em nosso site.

Comecem a formular perguntas desde já e, principalmente, inscrevam-se com antecedência.

Data: 22 de julho (quarta-feira), às 18:30.
Local: Rua da Candelária 9 – Centro/RJ
Inscrições: mbcursos@mbcursos.coppe.ufrj.br ou pelo telefone: 21 2233 7580
Doação: 2 latas de leite em pó integral à Associação Saúde Criança Repensar

Currículo do Palestrante:
Daniel Chalhub é Graduado em Direito pela UCAM, Graduado em Filosofia pela UFOP, Pós-graduado pela COPPE/UFRJ no MBE Meio Ambiente e Pós-graduado pela FEMPERJ em Direito Público . Atualmente é Advogado militante em causas imobiliárias e ambientais, articulista em periódicos de literatura e filosofia.

Sds.
Equipe MBcursos